A MODA E A MULHER NOS ANOS 60

Gente, hoje vai ao ar o segundo capitulo da nossa serie, deveria ter ido no final de semana mas nao deu pra mim publicar, mas agora saiu, espero muito que gostem...



A década dos anos 60 com certeza deixou uma marca muito grande na historia da música, da arte e claro que na moda também. 
Os anos 60 descobriram novos estilos e é por isso que ficou tao marcado, esta década foi uma década de revolução, tanto na área da economía, como na social e na cultural.


Esta década parecía ter vinda do espaço, já que a cor branca e a plateada eram furor nesse tempo, tanto nas roupas como nas maquiagens. O ideal desta época muda, nao é o mesmo que nos anos 50 que as mulheres gostavam de mostrar as curvas, aquí elas querem se ver magras, e mostrar o seu lado criança, isso servia como um jogo de sedução.

Os estilistas desta época sempre apareciam com coleções maravilhosas, sabiam innovar muito bem, mas teve um tempo que algum resolveu observar mais a moda nas ruas, ver o que as pessoas vestiam e assim com esse olhar criar novas coleções exclusivas, espelhadas no dia a dia das pessoas.


VESTIMENTA:


Estampas vivas: ja sabemos que os anos 40 e 50 foram os anos das estampas, mas eram em tons pasteis e cinzas, o que muda nos anos 60 é que as estampas agora sao mais vivas, nao sao feitas somente em uma cor, aparecem estampas variadas como as de flores, o poa e também algo que imitava manchas de pintura abstratas, que eram muito usadas nas saias, blusas e vestidos.



Mini saias: esta década foi uma década de muita revolução e é aquí que no final desta década aparecem os movimentos hippie, e isso como consecuencia provoca que as pessoas e até mesmo os estilistas percam a vergonha e se soltem mais, e aquí surge a mini saia, que era quase uma peça obligatoria no guarda roupa das mulheres, e tem quem diz que a moda tem um antes e um depois da mini saia.

.
Cores vivas: como mencionei anteriormente as cores desta época eram muito neutras ou apagadas, uma coisa muito clássica, aquí graças a Deus aparecem as cores vivas, os vermelhos, azuis, tons de rosa forte, verdes, amarelos que eram usadas para fazer vestidos, saias, blusas, etc.


Calças: as calças entre as mulheres começaram a se popularizar nas décadas dos anos 40 e 50, mais foram usadas sem problema nenhum recém nos anos 60, a tendencia aquí era usar as calças mais ajustadas ao corpo na parte da cintura e das coxas e usar mais soltas nas pernas, as calças boca de sino, que também seriam tendencia na próxima década.



Botas altas: claro que todas sabemos que as mulheres amam zapatos e isso foi desde sempre, mas aquí aparecem as botas que eran a locura de todas e se fossem as de plataforma melhor ainda. 
Os sapatos aqui eram cobertos pelas calças, que eram bem longas e tinham a "boca" grande.

Nestes anos também aparecem as “tribus urbanas” e os “Hippie” que foram considerados um estilo de vida e isso permanece ate os días de hoje.



PENTEADOS:



Nos anos 60 os cabelos eran curtos e com muito volumen, usavam tipo um chanel mais curtinho perto da orelha e com muito volumen, ( coisa que hoje em dia nao é muita gente que gosta) para criar esse volumen as mulheres recorriam a perucas para aumentar esse volumen, e ja por o cabelo ser curto permitia usar mais accesorios complementando os penteados, como flores, tiaras, panos para segurar o cabelo e as veces até pedras e plumas. 


Aquí também aparece o estilo bob que todas conhecemos, ele era usado para realzar a cor do cabelo e se usava também com uma franja lisa na frente e esse corte foi tipo um hit porque livrou a mulher de horas y horas no salão de beleza ja que era um corte muito mais fácil de manter e cuidar.


NOS HOMENS: ja que estavam passando por um tempo de guerra o estilo de cabelo que todos os homens tinham que usar era o estilo militar ou o estilo americano, mas logo que acabou a guerra esse estilo começo a ser cuestionado e ainda mais quando aparece o estilo Hippie e a cabeleira masculina, e é então aquí que se reflete o estilo e pensamento anti-guerra.


MAQUIAGEM:



Aquí as mulheres gostavam de ter os olhos como o centro das atenções, usavam muito rímel e o delineado pin up era o mais escolhido, aquí no blog tem um post sobre delineados que vou deixar AQUÍ para voces verem, a cor das sombras muda com relação a década pasada, (que era mais usada a cor azul turquesa) ja que aquí começam a usar as sombras de cores variadas e a pele sempre era muito pálida, no batom preferiam as cores nuds, mas algumas se atreviam a usar o vermelho.



ICONOS E INFLUENCIAS:


Como todos os anos e décadas, cada um é marcado por uma moda ou por pessoas, nos anos 60 tinham varios iconos e influencias, e aqui abaixo tem uma lista de alguns deles...

Twiggy: Ela era atriz, modelo e cantante, e foi por isso que foi um icono dessa época.
Hoje em dia a loirisima Twiggy tem 67 anos e continua uma gata, é casada e mora no Reino Unido.

(Twiggy em 2015)
Audrey Hepburn: Audrey já apareceu aqui no blog em post pasado, e nos anos 60 ela era icono, ela era atriz e humanitaria, ela era británica, morreu em 1993 com 63 anos por causa de um câncer colorretal.



Martin Luther King: Ele era ativista por os direitos civis, teólogo, orador, ministro, pastor, escritor, pacifista e também era humanitario. Era estadounidense.
Morreu em 1968 com apenas 39 anos de idade, por causa de arma de fogo.



THE BEATLES: Também aparecem os beatles, que tem origem na Inglaterra e era uma banda composta por 4 meninos. Eram uma banda de pop rock e tiveram atividade de 1960 a 1970.



ESTILISTAS:


André Courréges: Foi o criador da mini saia e também foi ele quem criou a era espacial.
Ele era francês e morreu o dia 7 de janeiro do ano que vivemos (2016) com 92 anos.



MARY QUANT: desenhadora de moda britânica, foi a responsável da popularização da mini saia, trabalhava conjuntamente com André.
A mini saia tinha que ser usada 15 cm acima do joelho e isso ficou claro desde a primeira vez que ela foi mostrada ao mundo no dia 10 de julho de 1964, onde Mary presentava sua coleção de verão com nada mais e nada menos do que a loirisima Twiggy como sua modelo.



YVES SAINT LAURENT: Outro estilista que aparece aqui por segunda vez, também era francês e teve como mestre nada mais e nada menos do que Cristian Dior... Fez uma das primeiras peças de roupas femeninas transparentes e isso escandalizou o mundo.
Morreu na Francia em 2008 com 71 anos.



VERNER PANTON: Era arquiteto e desenhador, criou a primeira cadera com um só material.
Era danes e morreu o dia 5 de setembro de 1998 com 72 anos.


Espero muito que tenham gostado desse segundo capitulo da nossa serie.

46 comentários:

  1. Não sei porque, mas sou apaixonada em anos 60 haha sempre achei muitooo legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve ser porque antes era tudo mais colorido e melhor <3

      Excluir
  2. Linda a moda dessa época, não? Muito legal e muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As décadas passadas estavam cheias de estilo haha
      que bom que gostou.

      Excluir
  3. Post super completo. Admito que adora viver nos anos 60. Acho q nasci na década errada kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda.

      hahahha todas achamos o mesmo.

      Excluir
  4. E as tendências dessa década tem voltado com tudo né! Não sei não viu, mas acho que adoraria ter nascido nessa época kkkkkk Parabéns pelo post. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, tanto dessa como das passadas, isso ja ja vira em outros post haha, tambem queria ter nacido lá.
      Obrigada flor.
      Beijo

      Excluir
  5. Esses tendecias volta e meia está voltando contudo não é mesmo?! Gostei bastante das indicações e das inspirações de moda dos anos 90. Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim, e cada vez é mas viciante.

      era anos 60 hahhaa
      beijos e obrigada

      Excluir
  6. A moda dessa época é muito elegante, os vestidos e maquiagem estilo Twiggy <3
    Bjos

    http://lenarico.com/

    ResponderExcluir
  7. Amo a década de 60 <3 Isso é pra a gente ver que a moda sempre volta, né? Pode voltar repaginada, mas sempre volta haha.

    Bjs

    https://blogitsmee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A moda dos anos 60, era demais.. Tirando aqueles tamancos e faixas, gosto de cores vivas e mini saias, então trouxe essas coisas da moda dos anos 60 para 2016 ahahahhah

    http://pareinaadolescencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive uma quedinha pelos anos 60 a 80, nas vestimentas principalmente.
    Seu post ficou magnífico.
    Te desejo muito sucesso, pois você escreve muito bem <3
    Beijinhos

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  10. A moda dos anos 60 é tão amável jesus <3 Adorei o post ahahha

    ResponderExcluir
  11. Eu amo algumas das roupas que as mulheres dessa época usavam! Os vestidos são os melhores na verdade! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Acho a personalidade dessa época muito forte! Gosto principalmente das cores vivas, acho muito legal brincar com as cores!! :*

    ResponderExcluir
  13. Admiro muito a moda e o que mais aprecio em ver e como ela vai e volta através do tempo. ;)

    ResponderExcluir
  14. Adrianna! Que post mais interessante, como todos os outros, né! Pra mim, esta é uma das melhores décadas ao falar de moda. Beijos
    www.hashtagtecontei.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro essas modas.. Tem horas que me dá vontade de viver na década de 60..

    ResponderExcluir
  16. Essa época é super amorzinho, amo essas roupas coloridonas.
    https://karlademeloblog.wordpress.com/
    https://www.instagram.com/karlademelo/

    ResponderExcluir
  17. Seus posts sobre história da moda são ótimos Drii! Essa época as roupas eram bem legais muita cor ein? 👏🏻

    ResponderExcluir
  18. Nossa, amei o seu post, dá pra ver que você se dedicou bastante a ele e fez bastante pesquisa. Parabéns!!
    Que bom que a década de 60 veio pra encher de cores as nossas vidas! kkkk adoraria viver naquela época!

    ResponderExcluir
  19. Adoro esse estilo, ainda mais os cortes de cabelo e penteados! o seu post está muito lindo! Parabéns!!!

    www.lefshop.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não vivi esse período, mas posso imaginar o quanto deve ter sido especial. Gostei de saber melhor dessa década pelo seu post que tá de parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Nossa que post legal e informativo!
    eu amo a moda anos 60,me daria super bem com esses peteados e roupas hiper coloridas rs
    Beijos de amor
    http://www.tpmamoretc.com/

    ResponderExcluir
  22. Legal!! Adorei seu post!!! Acho lindo os vestidinhos dessa epóca!

    ResponderExcluir
  23. amooo anos 60,realmente é uma moda simples mas de ricos detalhes ,cabelos e maquiagens super bem elaborados,as mulheres apresentavam um certo glamour no olhar e no estilo.

    ResponderExcluir
  24. É interessante ver como a moda vem e vai ... Logicamente que quando volta vem mais estilizada, um pouco diferente mas sempre com uma pegada puxando os anos passados ... Seja nas cores, modelos, até mesmo na make e cabelos ... Verdade que com toque mais moderno ...
    Adorei ver teu post, deu em mim aquela sensação de nostalgia ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  25. Sou dos anos 90, mas amo os anos 60, acho tudo muito lindo, queria ter vivido aquilo tudo. Amiga tenho post novo, passa lá?
    www.wivye.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ah eu adoro várias coisas dos anos 60. E sempre fico feliz quando volta as tendências retrô dessa época. Adorei o post.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro a moda anos 60. Já usei tanto essas calças boca de sino rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Sou dos anos 70 rsrs mas gostei muito do seu post, bem elaborado, as fotos ficaram lindas também
    Bjs,
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. A moda dos anos 60 é aquela moda diferentona né hahah Adorooo! Mais ainda porque arrasavam na boca de sino hahah

    ResponderExcluir
  30. É super legal relembrar esses momento ...

    Bjos
    ❤ 😍

    ResponderExcluir
  31. Essa é a famosa calça boca de sino. Já voltou em várias ocasiões. Bjs
    www.kellyzarate.com

    ResponderExcluir
  32. UAU ADOREI O POST AMO ANOS 60,,,AMO MINI SAIA KKKK,,,BEIJOS LINDA ADOREI O POST...
    http://julilopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Nossa, que época mais divertida, nas roupas então. Adorei o post!
    Beijos lindona, amei seu blog.

    www.faniaquinoblog.com.br

    ResponderExcluir
  34. Amo os vestidos dessa época! Eu acho tão legal o modelo deles... sempre quis ter um, mas é difícil de achar e se acha é o olho da cara! Kkk

    ResponderExcluir
  35. Dri...você fez um post dos anos 60 e eu sou apaixonada por esse estilo dos 'anos dourados'.... vou comprar uma máquina de costura para reproduzir esses vestidos para mim!!! São liiiiiindossss <3

    ResponderExcluir
  36. Gostei da mini-saias,cores vivas,mas tem coisas que se voltar pra moda não compraria.

    ResponderExcluir
  37. Super bacana! Era bem divertida e cores vibrantes, adorei mesmo.. Bjos linda, arrasou no post

    ResponderExcluir
  38. Eu sempre tive um verdadeiro fascínio por essa década, deve ter sido incrível pelo que já vi em filmes, reportagens, seriados, etc. Muito legal o post, super completo.

    *☆* Atraentemente *

    ResponderExcluir
  39. Adorei o post, amo história e moda e foi maravilhoso viajar um pouco no tempo. Parabéns pelo blog. bjs

    ResponderExcluir
  40. Os anos 20, 60 e 80 foram os melhores anos da moda, adoro o modo como as peças de roupas evoluirão.

    ResponderExcluir

As veces nao consigo responder por problemas do blog mas sempre sempre eu leio todos os comentarios.

Menina Moderna | All Rights Reserved.

Template Desenvolvido por Lorena Ravilla | Voltar ao Topo

Tecnologia do Blogger .